Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Erro 508 - Resource Limit Is Reached

O erro "508 Resource Limit Is Reached" (o limite de recursos foi atingido) ocorre quando sua conta esgota os recursos permitidos pelo plano de hospedagem. Esses recursos incluem o uso do CPU, a memória RAM, o acesso aos arquivos e a quantidade de processos simultâneos.

Resource Limit Is Reached

The website is temporarily unable to service your request as it exceeded resource limit. Please try again later.

Causas mais comuns

  • Picos de tráfego de acesso ao site: se o site recebe muitos acessos de uma vez, a demanda para atender os visitantes pode exceder os recursos disponíveis. Os picos também podem decorrer de ataques de negação de serviços;
  • Problemas no código do site: se há páginas que demoram para serem geradas, exigem memória, processamento ou dados demais, um aumento no tráfego pode esgotar os recursos. Isso costuma ocorrer com sites WordPress que usam plugins demais ou que são pesados;
  • Operações de "backend": o limite de recursos pode ser ultrapassado se a conta estiver também realizando operações exigentes como exportação ou importação de bancos de dados, backups ou restaurações de arquivos, tarefas agendadas, etc.;
  • Bots de sites de busca: os "webcrawlers" que indexam páginas para sites de pesquisa podem realizar requisições demais, sobrecarregando a capacidade da conta de atendê-las.

Como resolver

No momento em que o erro ocorre, consulte estatísticas de recursos na parte inferior direita do painel de controle, especialmente métricas como o "Uso do CPU", "Uso de memória física", "Uso E/S" (acesso aos arquivos) e "Processos de entrada".

NOTA: quando um dos limites se esgota, é muito comum os outros também se esgotarem em decorrência da sobrecarga.

Evite fazer backups, importar ou exportar bancos de dados e tarefas agendadas exigentes em horários de pico de uso durante o dia. Observe estatísticas de acesso com o Awstats e Webalizer para determinar os horários a serem evitados.

Se o problema é causado por bots, veja como usar o robots.txt ou ajustar a taxa de rastreamento do Googlebot.

Otimize o seu site para consumir menos recursos. Para sites WordPress, é importante usar plugins de cache, estabelecer limites de memória razoáveis, evitar plugins pesados, tentar otimizar page builders e avaliar o desempenho dos plugins usando o Query Monitor. Você também pode contactar nosso suporte para ajudarmos com as otimizações.

Se mesmo assim o erro continuar ocorrendo, considere fazer um upgrade no seu plano de hospedagem. Planos maiores oferecem mais recursos, é só acionar o suporte informando o plano desejado.

Este artigo foi útil para você?