Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Avaliando desempenho de plugins com o Query Monitor

Uma forma comum de plugins afetarem o desempenho do seu site WordPress é acessando o banco de dados de forma excessiva ou desnecessária. O plugin Query Monitor pode ajudar a medir isso.

Passo 1: acesse a administração do WordPress.

Passo 2: siga para a opção "Plugins" > "Adicionar novo".

Passo 3: faça uma pesquisa por "query monitor" e clique em "Instalar agora" quando aparecer o Query Monitor nos resultados.

Passo 4: aguarde concluir a instalação e clique em "Ativar".

Passo 5: o Query Monitor acrescenta um menu na barra no topo informando quantos segundos para gerar a página, quanta memória foi usada e quantos acessos ao banco de dados ocorreram.

Passe o mouse sobre os números para exibir o menu e clique em "Queries".

Passo 6: uma aba aparecerá na parte inferior da página. Clique em "Queries by Component" para ver uma lista dos plugins que mais estão acessando o banco de dados.

Observe acima que o WooCommerce está acessando 129 vezes e consumindo 0,047s, seguido do Elementor e do All-In-One SEO, todos plugins que pecam por serem muito pesados. Procure por alternativas ou desative os plugins para melhorar o desempenho.

ATENÇÃO: não se esqueça de desativar ou remover o próprio plugin Query Monitor depois do uso, pois trata-se de um plugin também pesado que usa muita memória.

Este artigo foi útil para você?