Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Erro 503 Service Unavailable

Se seu site apresentar o erro "503 Service Unavailable", seguido de "The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems", isso indica que sua requisição de acesso ao site bateu em algum limite do plano de hospedagem.

Todo plano de hospedagem tem um limite pré-estabelecido de:

  • memória
  • processamento (CPU)
  • número de processos
  • acesso ao disco (entrada/saída, ou I/O)
  • número de acessos ao site
  • transferência de/para o banco de dados

Se um desses limites for atingido, o site pode apresentar o erro 503 Service Unavailable. Para resolver isso, você tem duas opções: fazer o upgrade do seu plano de hospedagem ou otimizar seu site para utilizar os recursos disponíveis a ele de forma mais eficiente. Vamos falar dessas duas opções a seguir:

Upgrade de plano

A solução mais rápida e fácil é entrar em contato conosco pelo formulário de suporte e solicitar um upgrade do seu plano de hospedagem para um que comporte melhor o nível de uso que o sistema de seu site precisa. Você também pode solicitar o upgrade para poder fazer as otimizações com mais tranquilidade e, posteriormente, pedir a volta para o plano anterior se for o caso.

Otimização

Se fazer o upgrade do plano de hospedagem não é uma opção para você no momento, ainda assim  é possível otimizar alguns parâmetros para continuar a operar o site dentro do plano atual, sem atingir os limites e, assim, deixando de receber o erro 503.

Memória

Uma dica para se diminuir o consumo de memória pelo site é usar a versão do PHP mais recente possível. Basicamente o PHP 7.0 usa menos memória que o 5.6, o 7.2 menos que o 7.0, e por aí vai. Nem sempre é viável fazer o upgrade, principalmente se o site contiver código desatualizado. Então mude a versão seguinte à que está usando e teste. Se funcionar, mude novamente para uma versão superior e teste de novo, até chegar na mais recente que puder usar.

Outra sugestão é desligar o opcache do PHP. O opcache é um módulo do PHP que acelera seu funcionamento, mas provoca um consumo maior de memória. Você pode ligar ou desligar módulos do PHP pelo painel de controle, na mesma tela onde escolhe a versão.

Se você usa o WordPress no seu site, atualize-o e remova todos os plugins e temas que não estiver usando, ou seja, que estejam desativados atualmente. Isso vai aliviar o uso de memória pelo WP.

Processamento (CPU)

Instale e ative plugins de cache sempre que possível (seja no WordPress, Joomla, Magento, etc.), pois eles evitam que as páginas do site precisem ser refeitas a cada acesso. Veja como instalar um plugin de cache no WordPress para acelerar seu site.

Número de acessos simultâneos

Mude o endereço de seu site para usar a conexão segura. Se você usa o WordPress, altere o endereço do site nas configurações. Se for outro script, como Magento, Joomla, Moodle, etc., mude a URL do seu site para usar o prefixo https://. Se não usa um desses scripts, redirecione o usuário para a conexão segura com seu site.

A razão para isso é que o protocolo HTTP/2 exige conexão segura para funcionar nos browsers dos visitantes. E esse protocolo acelera a transferência e exibição de seu site, também minimizando o número de conexões abertas com o servidor por cada usuário.

Conclusão

Esperamos que as sugestões acima tenham ajudado. Se não, por favor entre em contato conosco para analisarmos o que pode ser feito.

Este artigo foi útil para você?