Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Ataque distribuído de negação de serviço (DDoS)

Um ataque distribuído de negação de serviço, também conhecido como DDoS (distributed denial of service), é quando vários dispositivos são coordenados para acessar um único servidor ou sistema, sobrecarregando e tornando indisponíveis seus serviços para usuários legítimos.

Como essa ação é coordenada?

O perpetrador do ataque aciona uma rede de computadores pelo mundo, todos infectados com bots sob seu comando. Essas redes são chamadas de botnets. Ao serem programadas para acessar ao mesmo tempo um mesmo endereço (pode ser uma página na web ou qualquer outro serviço), o grande influxo de acessos esgota a capacidade do sistema, impedindo-o de atender mais pedidos.

Por que recrutar uma rede de computadores?

O ataque é feito de forma distribuída pois múltiplos acessos originando-se de um único endereço podem ser facilmente detectados e bloqueados, mas quando partem de vários endereços, é mais difícil discernir os legítimos dos falsos.

Com que frequência esses ataques ocorrem?

No mundo todo, ataques DDoS ocorrem na ordem de milhares por dia, mas a quantidade tem diminuído nos últimos anos, pois sistemas de rede já se mostram capazes de detectar e frustrar tais atividades. Servidores mais robustos também são capazes de tolerar o aumento eventual da demanda.

No bem-vindo.net, contamos com proteções contra esses ataques a nível de rede e firewall, sempre aprimorando a resiliência de nossos servidores. Eles ainda assim podem ocorrer, mas são pouco frequentes.

Como protejo meu site desses ataques?

Especialmente para sites WordPress, a melhor proteção continua sendo sempre manter o seu site otimizado e configurado para consumir poucos recursos.

Este artigo foi útil para você?