Banco de dúvidas

Autenticação de dois fatores (2FA)

Na era digital, a segurança online é prioridade indiscutível. Com o aumento das ameaças cibernéticas, é fundamental adotar medidas simples e eficazes para proteger dados pessoais e informações sensíveis. Uma das melhores abordagens é a autenticação de dois fatores (2FA).

O que é a 2FA?

A autenticação de dois fatores (representada pela sigla 2FA, do inglês, "Two-Factor Authentication") é o método que exige duas formas de autenticação antes que um usuário possa fazer login. Essas duas formas geralmente incluem algo que o usuário sabe (sua senha) e algo que possui (seu smartphone, impressão digital, impressão da retina, rosto, etc.). Combinando os dois, a autenticação ganha proteção contra o roubo de identidade, tornando incrivelmente difícil o trabalho de hackers e indivíduos mal-intencionados.

NOTA: há também a chamada MFA, ou Multi-Factor Authentication (autenticação de múltiplos fatores), que combina dois ou mais tipos de autenticação. Para nossos propósitos, dois fatores são suficientes para elevar o nível de segurança.

O objetivo de várias camadas de autenticação não é impossibilitar o acesso a pessoas não autorizadas, pois isso é quase impossível, e sim dificultar o suficiente para, em termos de gasto de tempo e outros recursos, não valer a pena para o potencial invasor.

Como funciona a 2FA?

Primeiro, o usuário insere seu nome de usuário e senha. Em seguida, o segundo fator de autenticação, como um código único enviado por SMS, um app de autenticação dedicado (Google Authenticator, Duo Mobile, Authenticator para Windows Phone, Authy, entre outros), ou até mesmo uma impressão digital ou reconhecimento facial. A combinação de dois elementos garante que apenas o titular legítimo da conta possa acessá-la.

Importância da 2FA para a hospedagem de sites

Na hospedagem de sites, a 2FA protege informações confidenciais dos proprietários do site, das caixas postais, os dados sensíveis de visitantes e contra o uso do site para atividades ilícitas (envio de spam, download de malware, redirecionamento para sites mal-intencionados, etc.). Esses ataques ocorrem com muito mais frequência do que se imagina! Através da 2FA, administradores de sites podem mitigar significativamente o risco de ataques cibernéticos de força bruta, phishing e malwares que roubam senhas.

Além disso, a 2FA é especialmente valiosa para a proteção das áreas de administração (login do WordPress, por exemplo). Ao acrescentar uma camada extra de segurança, hackers enfrentam um obstáculo a mais para acesso aos painéis de controle e administração. Isso é crucial para evitar a invasão de sites e seu uso não autorizado para fins ilícitos.

Este artigo foi útil para você?