Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Conectando ao MySQL via túnel SSH

Você pode se conectar ao servidor MySQL a partir de seu computador local sem precisar configurar seu IP para conexão externa no painel de controle. Isso é bom para quando você precisa fazer conexões ao banco de dados MySQL da sua conta de hospedagem com frequência e seu IP não é fixo.

Importante: por questão de segurança, não forneça acesso ao seu banco de dados a terceiros, seja divulgando suas credenciais de acesso por SSH ou incorporando-as em um aplicativo ou produto.

Primeiramente você precisa configurar sua conexão via SSH. Feito isso:

Passo 1: siga para o PuTTY e informe o nome do seu domínio ou servidor e a porta SSH (confirme o número da porta entrando em contato conosco).

Passo 2: na categoria "Connection" > "SSH", clique em "Tunnels". Informe "3306" no campo "Source port" e "127.0.0.1:3307" em "Destination". Você pode mudar a porta de destino de 3307 para outra que preferir.

Passo 3: clique em "Add". A configuração vai então aparecer dentro de "Forwarded ports".

Passo 4: volte para a categoria "Session" e informe um nome para a sessão em "Saved Sessions" e então clique em "Save". Aí você pode conectar clicando em "Open".

Feito isso, uma janela de terminal vai se abrir. A partir de agora você pode usar seu cliente MySQL favorito (HeidiSQL, MySQL Workbench, phpMyAdmin, etc.). Informe o servidor de banco de dados "127.0.0.1" e porta "3307". Com o tunelamento SSH funcionando, isso vai ser equivalente a se conectar direto ao banco de dados da sua conta de hospedagem.

Este artigo foi útil para você?