Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Acelerando o PHP com OPcache

O que é o OPcache?

O OPcache é uma forma de acelerar seus scripts em PHP. Quando um script PHP é executado, ele precisa ser convertido para um formato intermediário que o interpretador do PHP entenda, o chamado "opcode" (ou "código de operação"). Por padrão, o opcode de um script é descartado ao final de sua execução. Ou seja, toda vez que um visitante acessa uma página PHP do seu site, esse processo precisa ser repetido. Mas e se fosse possível reaproveitar o opcode entre um acesso e outro? É aí que entra o OPcache!

Como ele funciona?

O que o OPcache faz é, após um script ser compilado para opcode pelo PHP, esse opcode é armazenado na memória para uso futuro (a parte do "cache"). Quando um usuário acessa novamente esse script no seu site, o opcode já está disponível, não é necessário refazê-lo. Isso acelera tremendamente a execução de scripts em PHP, deixando seu site mais rápido. Você pode usar esse recurso para acelerar seu site em WordPress, Magento, Joomla!, entre vários outros.

O OPcache também é um otimizador de opcode, ou seja, além da função de cache, ele também simplifica o código em termos de uso de processamento e memória!

Como posso usar?

Você pode ativar o OPcache no PHP pelo painel de controle de sua conta de hospedagem. Disponibilizamos o OPcache em todas as versões do PHP, mesmo a partir da 5.3!

Passo 1: acesse seu painel de controle usando as informações fornecidas no e-mail de boas-vindas. Caso seu domínio não tenha sido registrado/transferido ainda, use o endereço alternativo.

Passo 2: identifique-se informando o nome da sua conta e senha.

Passo 3: clique na função "Escolher versão do PHP".

Passo 4: siga para a lista de módulos disponíveis para a versão do PHP. Se o módulo "opcache" não estiver ativado, ative-o. A alteração é gravada imediatamente, não precisa salvar.

Pronto! Agora seu site vai ficar mais rápido. Se você usar WordPress, recomendamos também ligar um cache de páginas.

Importante: embora não seja comum, é possível que, após ativar o OPcache, você venha a receber erros "503" no seu site se o consumo de memória se elevar a tal ponto que atinja o limite de seu plano de hospedagem. Se for o caso, por favor entre em contato conosco para averiguarmos.

Este artigo foi útil para você?