Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Alerta para golpe de site hackeado ou dados roubados

Alguns "scammers" (fraudadores) tentam assustar donos de sites com ameaças falsas, pedindo pagamentos em bitcoin.

Ameaçam vender na "dark web" dados comprometedores de seus clientes que foram roubados do seu site de comércio eletrônico ou bancos de dados. Para dissuadi-los, exigem um pagamento em bitcoins.

Os e-mails de ameaça valem a pena para os scammers pois são enviados para milhares de sites e sempre encontram vítimas ingênuas que caem na conversa e acabam pagando.

Abaixo um trecho do e-mail em inglês:

O que indica que a ameaça não é legítima?

Se tivesse mesmo alguma informação comprometedora, o suposto hacker forneceria uma amostra. Se a ameaça é vaga e genérica, não passa de um blefe.

O suposto hacker que tem os seus dados valiosos, só tem um cliente para extorquir, você. Se faz ressalvas de que não vai negociar, conversar ou sequer fornecer uma forma de contato, é mais provável que esteja blefando.

Desconfie também se tentam intimidar abusando de jargão técnico para fazer ameaças sem cabimento:

Tradução: "Por fim, qualquer link que tiver indexado em sites de busca serão desindexados usando técnicas de blackhat que já usamos antes para desindexar nossas vítimas."

Nunca vale a pena pagar

Nada garante que um fraudador sem escrúpulos o ameace novamente ou venda os supostos dados para terceiros, já que são tão valiosos. O pagamento também financia o crime cibernético.

Pode ignorar essa ameaça completamente sem preocupação caso a receba.

Este artigo foi útil para você?