Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Certificados grátis da Let's Encrypt

Certificados SSL/TLS

Um certificado SSL/TLS é um código identificador "assinado" digitalmente por uma entidade certificadora conhecida, e que informa os dados da pessoa ou empresa por trás de um domínio. É como uma carteira de identidade do seu site, mas reconhecida em uma espécie de cartório digital.

No certificado vêm informações como o data de validade, a pessoa ou empresa um cujo nome foi emitido o certificado, domínios para os quais ele vale, etc.

Para uma empresa certificadora "assinar" digitalmente o certificado SSL de um site, costumava ser necessário pagar uma taxa para fazer esse serviço, além das sucessivas renovações anuais. No início essa taxa era substancial (centenas de dólares), mas com o tempo o preço foi baixando até que surgiram os certificados gratuitos, como os da Let's Encrypt.

Let's Encrypt

A Let's Encrypt é uma autoridade certificadora lançada em 2016 e que tem como objetivo universalizar as conexões criptografadas por toda a web através da emissão gratuita e automatizada de certificados.

Através de projetos como a Let's Encrypt, o objetivo dos dois maiores desenvolvedores de navegadores, Google e Mozilla, de tornar obsoletas as conexões não criptografadas (HTTP), poderá ser cumprido em um futuro próximo.

Todos os domínios válidos (que estejam acessíveis pela internet) hospedados no bem-vindo.net têm à disposição um certificado gratuito Let's Encrypt. Para acessar seu site por uma conexão criptografada é só prefixar a URL com https://.

Vantagens de uma conexão criptografada

1. Uma conexão criptografada acelera o carregamento de seu site (em média 30%) em navegadores como suporte ao HTTP/2, pois é um protocolo que otimiza a transferência de dados e só funciona com HTTPS.

2. Além disso, o usuário tem maior confiança de que seus dados serão transmitidos de forma segura pela rede.

3. Outra vantagem é o melhor posicionamento de seu site em resultados de pesquisas, pois o Google penaliza sites cuja conexão não é segura.

Importante: sempre que possível utilize uma conexão criptografada em seu site. Se é possível aos usuários acessá-lo por uma conexão comum, ou seja, com prefixo http://, crie um redirecionamento automático para o HTTPS.

Este artigo foi útil para você?