Banco de dúvidas

Criando um banco de dados PostgreSQL

O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de bancos de dados de código aberto, assim como o MySQL. Não é tão popular como o MySQL, mas tem recursos mais avançados. Veja mais sobre o PostgreSQL no artigo da Wikipédia. Saiba também como se conectar ao banco de dados pelo PHP.

Passo 1: acesse seu painel de controle usando as informações fornecidas no e-mail de boas-vindas. Caso seu domínio não tenha sido registrado/transferido ainda, use o endereço alternativo.

Passo 2: identifique-se informando o nome da sua conta e senha.

Passo 3: clique na função "Assistente de banco de dados PostgreSQL".

Passo 4: informe o nome do banco de dados a ser criado. Na verdade você vai especificar a segunda parte do nome do banco, visto que a primeira consiste no nome do usuário da sua conta seguindo de um caractere "sublinhado". Exemplo: xyzparaf_nomedobanco

Clique em "Criar banco de dados" para continuar.

Passo 5: informe o nome do usuário (assim como o nome do banco de dados, o nome do usuário também tem o mesmo prefixo). Informe a senha duas vezes (certifique-se de informar uma senha forte) e clique em "Criar usuário".

Passo 6: na etapa 3, clique em "Enviar" para associar o usuário ao banco de dados, concedendo-lhe o direito de acessar o BD.

Passo 7: pronto! O banco de dados e o usuário autorizado foram criados. Clique em "Retorne para bancos de dados PostgreSQL" se tiver terminado. Ou clique em "Criar outro banco de dados" para repetir a operação. Caso queira adicionar outro usuário ao BD, clique em "Add another user for your PostgreSQL database".

Passo 8: na lista de bancos de dados atuais, o banco de dados e o usuário estão listados. Logo acima você pode criar um novo banco de dados caso queira.

Há outras funções nesta mesma página, como criar um novo usuário,

e associar um usuário a um banco de dados.

No final da página tem a lista de usuários existentes. Use o botão "Sincronizar concessões (grants)" quando atualizar o banco de dados, por exemplo, ao criar itens novos, como tabela, views, tiggers, etc. Isso é porque, diferente do MySQL, o PostgreSQL não estende automaticamente as permissões de usuários existentes a itens recém-criados.

Este artigo foi útil para você?