Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Dicas para criar um URL amigável

Criar um endereço ou URL amigável é importante para SEO (otimização em sites de busca) e para a experiência do usuário. Algoritmos de busca consideram muitos fatores para preferir um URL sobre outro na ranking de resultados de busca.

Assim como o título da página, um URL pode ajudar a descrever o assunto para o site de busca e potenciais visitantes. Um bom URL deve ser preciso, atraente e bem estruturado. Observe estas regras para criar um bom URL amigável:

1. Descreva o conteúdo

Uma pessoa deve ser capaz de adivinhar o conteúdo ou assunto da página a partir do URL:

  https://www.xyzparafusos.com.br/ferramentas/chaves-de-fenda

  https://www.xyzparafusos.com.br/cgi-bin/repconstat.phtml?pagid=142

2. Inclua palavras-chave

É uma excelente prática de SEO otimizar cada página em torno de uma palavra-chave e incluí-la também no URL. Além disso, prefira colocar as palavras-chave mais importantes no início do URL, bots de sites busca podem dar menos prioridade para palavras perto do final do URL.

Lembre-se também de não usar palavras-chave demais, sites de busca sabem reconhecer o uso excessivo de palavras-chave e penalizar seu site por isso:

  https://www.xyzparafusos.com.br/buchas/tab-drywall-basculante

  https://www.xyzparafusos.com.br/duvidas/fixacao-painel-tiras-de-madeira

  https://www.xyzparafusos.com.br/arruelas-lisa-mola-prato-pressao-para-parafuso-auto-brocante-drywall-compre-ja-promocao-leve-dois-por-um-pague-menos-brinde-queima-estoque-ultimos-dias

  https://www.xyzparafusos.com.br/rarissimo-com-cabo-isolante-magnetico-philips-cromada-chave-de-fenda

3. Use hífens para separar palavras

Como deve ter notado nos exemplos anteriores, separar palavras com o hífen (-) ao invés de sublinhados (_) é melhor para legibilidade e é oficialmente recomendado pelo Google. O hífen entre palavras substitui o espaço (uma vez que espaços não são permitidos num URL) enquanto que palavras conectadas por sublinhado são tratadas como uma palavra só:

  https://www.xyzparafusos.com.br/blog/dicas-fixacao-drywall

  https://www.xyzparafusos.com.br/blog/dicas_fixacao_drywall

4. Use letras minúsculas

Não use letras maiúsculas no URL. Sites de busca podem diferenciar URL minúsculas e maiúsculas e se ambas forem tratadas como iguais pelo servidor web, isso é interpretado como conteúdo duplicado, o que leva à perda de ranking:

  https://www.xyzparafusos.com.br/blog/dicas-fixacao-drywall

  https://www.xyzparafusos.com.br/blog/Dicas-Fixacao-Drywall

5. Mantenha o URL curto

O URL deve ser o mais descritivo porém o mais curto possível. Um URL mais curto pode ser lido e digitado mais facilmente. Com menos palavras, cada palavra-chave é mais valorizada pelo bot do site de busca. Incluir palavras semelhantes ou repetidas demais pode ser considerado "keyword stuffing" (estofamento de palavras-chave) e resultar em perda do ranking em resultados de busca.

6. Use URL estático

Sempre que puder, use URL estáticos que não mudam com cada acesso à página. Tente evitar parâmetros (com sinais de "?", "&" e "=") comuns em um URL dinâmico.

Isso não quer dizer que não deve usar parâmetros no URL, mas evite usar um URL que depende de parâmetros para apresentar conteúdos diferentes.

7. Cuidado com subdomínios

Prefira usar subpastas a subdomínios. Sites de busca consideram subdomínios como sites separados. Isso pode afetar muitos aspectos do SEO, incluindo a construção de links e a confiabilidade do site:

  https://www.xyzparafusos.com.br/topico

  https://topico.xyzparafusos.com.br/

8. Limite o uso de subpastas

Um URL não deve conter subpastas desnecessárias, apenas o suficiente para estruturar o conteúdo. Quanto menos subpastas seu site tiver, melhor:

  https://www.xyzparafusos.com.br/porcas/seguranca

  https://www.xyzparafusos.com.br/loja/vitrine/produtos/acessorios-para-parafusos/porcas/seguranca

Siga essas regras para criar URL amigáveis no seu site WordPress ou no Construtor Site Pro. Isso ajudará em rankings de resultados de busca, atraindo mais visitas para suas páginas. Não esqueça que o componente chave de um bom URL é a usabilidade.

DICA: o Google e outros sites de busca gostam de mudar as regras! Tente se manter informado sobre mudanças no mundo do SEO.

Este artigo foi útil para você?