Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Nunca compre temas do WordPress de sites não confiáveis

Desconfie de downloads de plugins ou temas do WordPress a partir de sites desconhecidos. Até mesmo sites confiáveis como o Mercado Livre são uma plataforma muito vulnerável à atividade de vendedores mal-intencionados ou mal-informados.

Malware

O maior risco é a presença de código mal-intencionado (malware) que permite a um hacker invadir seu site e tomar controle da sua conta de hospedagem. As contas depois são usadas para enviar spam usando seu domínio, phishing, roubar senhas e outras atividades ilícitas.

Pirataria

Muitos temas disponíveis no site são piratas e revendidos sem qualquer autorização dos autores originais. Normalmente é fácil encontrar o autor ou a origem do tema fazendo uma busca no Google. Comprando esses temas você financia a pirataria, entregando dinheiro fácil para quem rouba software feito por outra pessoa.

Como sites como o Mercado Livre deixam isso acontecer?

O Mercado Livre não tem como verificar se os vendedores são autores dos temas que vendem, muito menos se contêm malware. Clientes também não denunciam ou qualificam o vendedor negativamente porque é comum a infecção não ser detectada ou ligada ao vendedor.

É também possível que os próprios vendedores não saibam que vendem arquivos infectados e é comum alegarem isso quando confrontados.

Onde devo comprar temas?

Sempre compre temas ou plugins diretamente de sites oficiais ou conhecidos. A partir do Google, compilamos esta lista incompleta de sites de temas:

Temas grátis

Temas pagos

Este artigo foi útil para você?