Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Como usar o phpList

Primeiro, acesse a administração do phpList. Geralmente é o endereço de instalação do phpList com "/admin" ao final.

Escolha idioma "Portuguese" e, após a tela recarregar, informe o usuário e senha do administrador. Clique em "Continue".

Cadastro de assinantes

Passo 1: vamos criar uma lista de assinantes. Siga para o menu "Assinantes" e escolha "listas existentes".

Passo 2: clique em "Adicionar uma lista".

Passo 3: informe o nome da lista e uma descrição (opcional). Clique em "salvar".

Passo 4: na tela seguinte, clique em "Adicionar alguns assinantes".

Passo 5: ligue a opção "Selecionar para desconsiderar os emails que não são válidos" e cole a lista de e-mails no campo de texto. Cada endereço de e-mail deve ficar em uma linha separada. Ao final, clique em "Importar emails".

A tela seguinte vai confirmar a operação. Clique em "Enviar campanha".

Criar uma campanha

Passo 1: clique em "Criar uma nova mensagem".

Passo 2: veja se apareceu o campo de texto "Compor mensagem". Se não,

vá para o menu "Config" e escolha a opção "plugins".

Na lista de plugins instalados, clique em "Disable" para o plugin "fckphplist".

E então em "Enable" para habilitar o plugin "CKEditorPlugin".

No menu lateral, clique em "enviar uma mensagem/campanha" para voltar para onde estávamos.

Passo 3: informe o assunto dos e-mails que serão enviados na campanha. Em seguida, informe o conteúdo da linha "De" (remetente) dos e-mails. Siga o formato "Nome Sobrenome email@dominio.com.br", ou "Nome da empresa email@dominio.com.br". Em "Conteúdo", escolha "Compor mensagem", caso queira preencher o conteúdo usando o campo de edição, ou "Enviar uma página da web", se já tiver uma página pronta com o conteúdo desejado.

Em "Nota de rodapé" vai aparecer uma mensagem padrão em inglês. Se quiser, use a mensagem abaixo que é sua tradução para o português:

--
  
    <div class="footer" style="text-align:left; font-size: 75%;">
      <p>Esta mensagem foi enviada para [EMAIL] por [FROMEMAIL]</p>
      <p>Para encaminhar esta mensagem, por favor não use o botão Encaminhar do seu programa de e-mail, porque ela foi gerada para você especificamente. Em vez disso, use a <a href="[FORWARDURL]">página de encaminhamento</a> do nosso sistema de envio de notícias.<br/>
      Para alterar seus dados e escolher a quais listas você está inscrito, visite sua <a href="[PREFERENCESURL]">página de preferências</a> pessoal<br/>
      ou você pode <a href="[UNSUBSCRIBEURL]">descadastrar-se</a> de todos os futuros envios.</p>
    </div>

Clique em "Seguinte".

Passo 4: clique em "obter a partir de HTML" para preencher a versão texto da mensagem automaticamente com base na versão HTML. Clique em "Seguinte".

Passo 5: escolha se quer enviar a mensagem como HTML ou texto. Na dúvida, escolha "HTML". Clique em "Seguinte".

Passo 6: escolha um dia e hora para iniciar o envio da campanha. Você pode querer agendar o início para um certo dia em que começa uma promoção, etc. Da mesma forma, você pode querer parar o envio se a promoção acabar, aí configure uma data e hora de parada. Em "Reenviar a cada" você define um intervalo de tempo para o sistema enviar os e-mails para novos assinantes que forem cadastrados na lista. Quem já recebeu o e-mail da campanha não receberá novamente. Aí defina também a data/hora limite para fazer o reenvio.

Clique em "Seguinte".

Passo 7: escolha uma ou mais listas para as quais enviar a campanha. Clique em "Seguinte".

Passo 8: informe um endereço de e-mail para receber o aviso do início do envio da campanha. Informe também, se quiser, o endereço de e-mail que receberá o alerta de final de envio.

Para finalizar, você pode guardar a campanha como rascunho, para terminar a edição posteriormente, ou então colocar na fila para envio.

A qualquer momento também você pode definir o título da campanha, que é apenas para uso seu, não aparece para os usuários, ou fazer um envio de teste para um determinado endereço. Sugerimos sempre fazer um envio de teste antes de iniciar uma campanha para saber se o layout do e-mail está correto, etc.

IMPORTANTE: antes de fazer os envios  pelo phpList, altere a taxa de envios para não sobrecarregar a fila de e-mails do servidor!

Este artigo foi útil para você?