Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Banco de dúvidas

Hospedagem a partir de R$ 10,99/mês! Construtor de Sites, Domínio grátis, SSL grátis

Combatendo o spam nos comentários do WordPress

Há mecanismos automatizados que fazem comentários em blogs do WordPress com links para outros sites, a fim de aumentar a posição deles nas pesquisas. São comentários "spam", e através dos passos abaixo você pode bloquear a ação desses robôs.

Passo 1: acesse a administração do seu WordPress.

Passo 2: coloque o ponteiro do seu mouse em cima de "Configurações" no menu lateral. Um submenu vai aparecer, clique na opção "Discussão".

Passo 3: ligue as opções "Os usuários devem estar registrados e ter feito login para poderem publicar comentários" e "O comentário deve ser aprovado manualmente".

Passo 4: opcionalmente, no campo "Moderação de comentários" você pode colocar palavras que possivelmente são de comentário-spam, ou mesmo endereços IP de usuários, e que você quer reter automaticamente na fila para aprovação posterior.

Opcionalmente também, no campo "Lista negra de comentários", coloque palavras que com certeza são de spam, ou o endereço IP de usuários que enviaram spam. Os comentários serão marcados como spam automaticamente.

Importante: tente não usar palavras muito curtas nessas listas pois elas podem fazer com que o comentário seja bloqueado de forma incorreta. Por exemplo, acima, "visa" pode ser parte das palavras "avisa" ou "divisa", que não se referem ao cartão de crédito.

Passo 5: siga para o final da página e clique em "Salvar alterações".

A página seguinte vai confirmar a operação.

Este artigo foi útil para você?